Já imaginou acessar a internet por uma conexão de 57 gigabits por segundo? Por mais distante que possa estar da realidade dos usuários, essa é a velocidade que uma equipe de cientistas conseguiu alcançar realizando tráfego de dados em fibra óptica na Universidade de Illinois, nos EUA. O resultado do experimento foi divulgado nesta quinta-feira, 24.

Segundo a equipe do professor Milton Feng, a transmissão não teve qualquer falha e foi realizada em temperatura ambiente. Mesmo quando a temperatura aumentou, chegando a 85 graus celsius, o cabo de fibra óptica conseguiu transferir dados a 50 Gbps. Superar a barreira do calor, segundo o engenheiro, foi a principal conquista da equipe.

“Para data centers e para o uso comercial, você não quer que o seu dispositivo precise carregar uma geladeira. […] Esse tipo de tecnologia poderá ser usada não só em data centers, mas também no transporte aéreo, telecomunicações, em aviões, porque cabos de fibra óptica são muito mais leves do que os de cobre. Acreditamos que esse estudo poderá ser muito útil para a indústria”, avaliou Feng.

Via Illinois News Bureau