Encontrar informações sobre candidatos das eleições de 2018 vai ficar mais fácil. O Google anunciou nesta quinta-feira que sua busca vai passar a exibir fichas com os perfis de cada um dos 7 mil políticos que deverão concorrer a postos em nível federal neste ano.

A novidade é fruto de uma parceria da empresa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bastará uma busca pelo nome do candidato, seja no site ou no app do Google, para que o sistema traga as informações e notícias mais relevantes sobre eles – mais ou menos como a engine de pesquisas faz hoje com bandas, times de futebol e outras personalidades.

Segundo a empresa, políticos que estão na disputa pela presidência também poderão postar “suas prioridades de campanha diretamente no Google”, para que o eleitor saiba bem quais os seus posicionamentos e possa conhecer melhor cada candidato só com uma busca. É uma forma de ajudar as pessoas a entender melhor a visão e as propostas dos políticos, normalmente disponíveis apenas nos sites oficiais de cada um.

Fora a novidade no sistema de pesquisa, o Google também anunciou uma parceria com a emissora Band para transmitir o primeiro debate presidencial no YouTube. Além disso, a apuração poderá ser acompanhada em tempo real no dia da eleição.