Um bug que desbloqueava pessoas aleatoriamente no Facebook afetou mais de 800 mil usuários na rede social, de acordo com a própria empresa. A falha já foi corrigida e a companhia afirmou, em uma publicação em seu blog assinada por Erin Egan, diretora de privacidade, que está notificando as pessoas que foram afetadas.

O problema no código ficou ativo entre os dias 29 de maio e 5 de junho e não fazia as pessoas voltarem a ser amigas. Quem era desbloqueado apenas podia voltar a ver os posts públicos do usuário por quem havia sido bloqueado antes. Segundo o Facebook, 83% daqueles que foram afetados pelo bug tiveram apenas uma pessoa desbloqueada.

A falha é especialmente grave porque, como a própria rede social reconheceu, ainda que alguns usuários bloqueiem outros simplesmente porque terminaram um relacionamento ou algo do tipo, há casos de assédio ou bullying que o recurso pode ajudar a resolver. Assim, caso o agressor tivesse percebido que foi desbloqueado, poderia até mesmo enviar um novo pedido de amizade ou até uma mensagem.

Se quiser saber como bloquear e desbloquear (manualmente, claro) pessoas no Facebook, confira o passo a passo que publicamos aqui.

publicidade