A última versão do WhatsApp beta para Android trouxe um bug que pode representar risco ao pacote de dados do usuário e à bateria do telefone. O aplicativo fica criando backups ininterruptamente e envia uma grande quantidade de dados para o Google Drive. A empresa ainda não se pronunciou sobre quando uma correção estará disponível.

Presente apenas na versão de testes do WhatsApp, até o momento, a falha afeta a função que faz cópias de segurança das conversas e arquivos de mídia do usuário. Em testes feitos pelo Olhar Digital, o aplicativo faz mais de um backup diário, independentemente da frequência escolhida pelo usuário, e raramente consegue finalizá-lo. Além disso, o tamanho das cópias também chamam a atenção: tendo crescido de 5 GB para mais de 7 GB em pouco tempo.

publicidade

ReproduçãoAlém da constante notificação exibida pelo WhatsApp, o bug do backup também faz com que o aplicativo drene a bateria e o pacote de dados do usuário. No aparelho afetado, aplicativo consumiu 37% da carga em poucas horas e gastou 9,05 GB de internet em pouco mais de 24 horas. Caso o usuário permita o download via rede celular, a falha pode fazer com que o pacote de dados 3G acabe rapidamente.

Por enquanto, ainda não há uma correção oficial por parte do WhatsApp. Entretanto o usuário pode evitar que o aplicativo gaste seu 3G acessando Configurações> Conversas > Backup de conversas > Fazer backup em > Somente Wi-Fi. Já para acabar com a drenagem de bateria, a única opção é desativar a cópia do WhatsApp selecionando a opção “Nunca” em “Fazer backup no Google Drive” e cancelando o procedimento atual. Entretanto, lembre-se de reativar o backup quando o bug for corrigido para proteger suas conversas.

publicidade

ReproduçãoPor enquanto, a equipe do WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Entretanto, o perfil WABetaInfo no Twitter, famoso por vazar novas funções, afirmou que uma atualização do aplicativo deve ser liberada nas próximas horas. Ao que tudo indica, a falha não afeta a todos os usuários da versão beta.