O Baidu deve lançar em breve um serviço de ônibus autônomos na China. O anúncio foi feito na virada da terça para quarta, marcando a abertura da Baidu Create 2018, sua convenção anual de inteligência artificial realizada em Pequim. Segundo reportagem do TechCrunch, a novidade foi revelada assim que a centésima unidade do veículo saiu da linha de produção.

Chamado de Apolong, o ônibus é, na verdade, fabricado pela montadora King Long e comporta até 14 passageiros. Ele roda a plataforma de direção autônoma do Baidu, a Apollo, uma iniciativa de código aberto que vem sendo testada já há alguns anos pela empresa. A marca inclusive recebeu, no fim de março deste ano, autorização do governo chinês para testar o projeto nas ruas do país.

publicidade

Entre os parceiros da companhia no desenvolvimento do sistema, estão a montadora Jaguar Land Rover, a fabricante de peças francesa Valeo, a de câmeras Leopard Imaging (que também atua com o Google) e até mesmo a Intel, com sua Mobileye — que fechou um acordo também na madrugada desta quarta-feira. Como destaca o TechCrunch, a ideia do Baidu não é fabricar os carros autônomos, mas sim o sistema por trás deles.

O ônibus que deverá operar na China é capaz de operações de nível 4, de acordo com o “ranking” da sociedade de engenheiros automotivos (SAE, na sigla em inglês). Conforme explica a Gigabit Magazine, isso significa que o veículo é capaz de intervir caso algo dê errado ou uma falha de sistema seja registrada. Em resumo, ele é capaz de atuar sem intervenção humana na maioria das situações.

publicidade

O serviço de transporte não tem data de lançamento definida, mas não deve demorar para começar a operar. O Baidu planeja lançá-lo inicialmente em cidades chinesas como Pequim e Shenzhen, operando primeiro em áreas delimitadas, como pontos turísticos e aeroportos. A ideia é levá-lo ao Japão no começo do ano que vem, em uma parceria com a SB Drive, subsidiária do grupo SoftBank.