O backup gratuito e ilimitado das conversas do WhatsApp pelo Google Drive não vai ser tão seguro quanto se pensava. O WhatsApp está notificando usuários de que a criptografia ponta-a-ponta não estará disponível para quem escolher guardar mensagens dentro do serviço do Google.

A criptografia do WhatsApp garante que apenas o remetente e o destinatário sejam capazes de ler o conteúdo de uma mensagem.

No caso das conversas enviadas para o Google Drive, elas ainda vão ser criptografadas nos servidores, mas a chave ficará sob os cuidados do Google – assim, um possível acesso de autoridades ao conteúdo dessas mensagens passa a depender do próprio Google, e não mais do WhatsApp.

Anunciado há algumas semanas, o armazenamento ilimitado de conversas no Google Drive vale para usuários de Android e entra em vigor a partir de 12 de novembro. O recurso é opcional, e quem escolher por usar vai poder guardar imagens, vídeos e conversas na conta do Google sem que isso consuma o espaço oferecido para usuários da empresa.