Com a atualização de abril do Windows 10, a Microsoft trouxe uma série de recursos novos e bacanas. O que não é tão bacana assim é que a nova versão do sistema operacional também apresentou incompatibilidade com o navegador mais popular do mundo: o Chrome, que apresenta travamentos repentinos.

As reclamações sobre a incompatibilidade entre Chrome e a atualização de abril do Windows 10 já se tornaram comuns no Reddit e nos fóruns de suporte da Microsoft, que já reconheceu o problema, que pode travar completamente o computador do usuário.

publicidade

Agora a empresa diz que já está trabalhando em uma solução, que não deve demorar muito para ser publicada. A expectativa é que a correção possa ser incluída na próxima “Patch Tuesday”, a segunda terça-feira de cada mês, quando a Microsoft libera atualizações de segurança e correções de bugs para o ecossistema Windows. Em maio, a “Patch Tuesday” cai no dia 8.

Se você é um dos afetados que optou por instalar a atualização do Windows 10 imediatamente, existem algumas soluções alternativas enquanto uma correção oficial não chega. A Microsoft tem duas sugestões:

publicidade
  1. Tente usar uma combinação de teclas para ligar a tela. No teclado, você pode usar a combinação Win+Ctrl+Shift+B; em um tablet, é possível pressionar os dois botões de volume três vezes em dois segundos. Se o Windows ainda estiver respondendo, ele tentará retomar suas atividades.
  2. Em um notebook, há a opção de fechar a tampa do laptop e abri-la novamente.

Chega a ser estranho um bug desse tipo alcançar a versão final do Windows. A Microsoft possui o programa Windows Insider com mais de 10 milhões de usuários cadastrados, que testam todas as compilações do sistema antes do lançamento justamente para encontrar falhas graves como essa, o que gera uma dúvida grande sobre como esse bug passou despercebido. A atualização chegou a ser adiada por causa de uma falha que causava a “tela azul da morte”, que foi descoberta graças aos Insiders.