Na última semana, a Microsoft liberou uma atualização para usuários do Windows 10 que visava minimizar os problemas causados pela falha Spectre em processadores Intel. No entanto, vários usuários que instalaram o update começaram a reclamar de problemas: alguns dos computadores passaram a ter dificuldades para ligar, enquanto outros apresentaram problemas de desempenho.

A atualização em questão modifica o pacote KB4100347, liberado em maio deste ano. A ideia era que apenas os computadores com processadores Intel recebessem o update, mas por algum motivo os PCs com chips AMD também estão recebendo. Felizmente, a atualização parece não ter tido efeitos negativos nos computadores com componentes da AMD.

Como relata o site Bleeping Computer, um administrador de sistemas contou no Reddit, com riqueza de detalhes ,os problemas enfrentados especialmente em workstations com a linha de processadores Xeon, mas também há casos de problemas com modelos i3, i5 e i7, consideravelmente mais populares.

Para quem teve esse problema, a orientação dada pelo administrador para remover o novo pacote KB4100347 envolve entrar no WinRE (Ambiente de Recuperação do Windows) e desfazer a instalação por meio de linhas de comando, o que certamente não é algo que um usuário normal faria.

publicidade

Quem for afetado também deve tomar o cuidado de desabilitar o Windows Update após realizar a recuperação do computador, já que o sistema tentará reinstalar a atualização. Isso pode causar um ciclo de bugs eterno no seu computador.

Confira outros problemas que podem estar ocorrendo se o seu PC não liga.