A Asus anunciou hoje a família de celulares Zenfone 5. São três modelos diferentes: Zenfone 5, Zenfone 5 Lite e o Zenfone 5z. Eles vêm com a versão mais recente da ZenUI, a última versão da modificação do Android usada pela Asus, que incorpora recursos de inteligência artificial em diversos aspectos.

Zenfone 5

publicidade

O Zenfone 5 virá com o processador Snapdragon 636. Sua tela tem proporção 19:9, um pouco mais larga que a do Galaxy S9, com 6,2 polegadas de diagonal, e uma “franja” bem parecida com a do iPhone X. No entanto, graças à proporção da tela, ele consegue evitar mostrar o vídeo na parte que contém a franja. Assim como no celular da Apple, as laterais da franja também são usadas para mostrar os ícones de notificação, o relógio e a bateria.

Além do processador, ele tem 4 GB ou 6GB de RAM, 64 GB ou 128 GB de armazenamento, bateria de 3.300 mAh e um recurso chamado “AI Boost” que funciona como uma espécie de “modo turbo”, aumentando a performance do celular à custa de bateria. O aparelho também tem quatro câmeras, mas sua câmera traseira principal tem sensor de 12 MP com pixels de 1,4 micrômetros. Assim como no iPhone X, as câmeras 

publicidade

Em termos de recursos, ele tem também algo chamado “Zenimoji”, que é basicamente a versão da Asus para os recursos de emojis animados da Apple e da Samsung. Destravar a tela pode ser feito tanto por meio do sensor biométrico que fica na traseira do aparelho quanto por meio de reconhecimento facial.

Zenfone 5 Lite

publicidade

O Zenfone 5 Lite, por sua vez, tem as opções de processadores Snapdragon 630 ou 430 –  a Asus não divulgou quanto RAM ele terá. Ele vem com quatro câmeras: duas traseiras e duas frontais. A escolha veio de uma pesquisa da empresa segundo a qual selfies em grupo eram as fotos mais comuns tiradas por seus usuários. Tanto na frente quanto atrás, o aparelho tem uma câmera tradicional e uma com ângulo mais aberto, de 120 graus, para caber mais gente na foto.

O sensor principal da câmera frontal tem 20MP, enquanto o traseiro tem 16MP – o sensor frontal tem de fato resolução maior que o traseiro. Ele tem uma tela de 6 polegadas com bordas pequenas – 80% de sua parte frontal é composto pelo painel – e proporção 18:9. Sua bateria tem capacidade de 3.300 mAh e ele tem espaço para dois chips. Ele será lançado em março de 2018, segundo a Asus.

publicidade

Zenfone 5z

O Zenfone 5z tem o mesmo design, tamanho e câmeras do Zenfone 5. A diferença é que ele vem com o Snapdragon 845, o processador top de linha da Qualcomm. Fora isso, ele tem também até 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento. O resto das características é igual à dos aparelhos anteriores.

A nova família de celulares da Asus será lançada gradualmente ao longo do primeiro semestre: o primeiro a chegar será o Zenfone 5 Lite, em março. O Zenfone 5 virá em seguida, em abril, e o Zenfone 5z chegará em junho. A Asus só divulgou por enquanto o preço europeu do Zenfone 5z, cuja versão mais simples (4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento) custará 480 euros (R$ 1.908 na conversão direta).