Asus anuncia roteador gamer que alcança velocidade Wi-Fi de até 4,8 Gbps

A Asus anunciou o ROG Rapture GT-AX11000 nesta terça-feira, 5. O roteador voltado para o público gamer é um dos primeiros a vir preparado para a nova geração de redes sem fio, batizada de 802.11ax. Com isso, a promessa é que o aparelho consiga entregar velocidades de até 4,8 Gbps.

Previsto para chegar entre setembro e dezembro, o roteador da Asus faz parte da famosa linha de equipamentos gamers da companhia. O ROG GT-AX11000 tem design arrojado com diversas antenas e uma tela batizada de “Turbo Key” para acelerar a conexão. De acordo com a empresa, ele consegue entregar 1148 Mbps na banda de 2,4 GHz e 4804 Mbps nas duas bandas de 5 GHz que oferece. Há ainda uma porta Ethernet de 2,5 Gbps.

Embora as velocidades entregues pelas operadoras ainda estejam muito distantes do 4,8 Gbps, o principal ganho do padrão 802.11ax está na forma como o roteador lida com diversos dispositivos conectados. Ou seja, na conexão que é entregue a cada aparelho. A companhia, inclusive, configurou o dispositivo para que uma das bandas de 5 GHz possa ser dedicada exclusivamente para consoles e outros aparelhos de jogos, evitando interferência.

Além do roteador top de linha, a Asus também anunciou outros dois aparelhos que prometem ser mais “amigáveis” ao bolso do usuário. O primeiro deles é o AX6100, que é capaz de entregar até 6100 Mbps com três bandas disponíveis. A primeira de 5GHz seria usada para conectar diferentes roteadores, a segunda de 5 GHz seria dedicada a aparelhos mais novos, enquanto a terceira de 2.4 GHz atenderia dispositivos antigos.

ReproduçãoJá o último roteador apresentado pela companhia é o RT-AX88U. Trata-se de um modelo mais tradicional com duas bandas, de 5 GHz e 2,4 GHz, e capacidade máxima de velocidade de até 6000 Mbps. De acordo com a publicação do The Verge, todos os roteadores anunciados pela Asus funcionarão com redes mesh. No entanto, o AX6100 será o único a vir com o recurso de fábrica, enquanto os demais receberão uma atualização.

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular

Por enquanto, a Asus não confirmou o preço e nem a data de lançamento dos seus três roteadores, o que só deve ocorrer na primavera deste ano. Apesar dos números animadores, é melhor ter paciência. Afinal, os celulares, computadores e outros dispositivos atuais não possuem compatibilidade com o padrão 801.11ax e, por causa disso, os ganhos de velocidades não são tão consideráveis. A adoção mais ampla só deve começar em 2019.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ