A Asus anunciou nesta quarta-feira uma nova placa-mãe com suporte não a duas ou três, mas sim a 20 placas de vídeo. Porém, nada de games com gráficos no ultra e em resolução 4K: o modelo H370 Mining Master, como o nome sugere, é dedicado a quem pretende minerar bitcoins e outras criptomoedas — e tem dinheiro para gastar com tantas GPUs.

A nova peça é classificada pela empresa como uma evolução do modelo lançado ano passado com o mesmo fim, o B250. Ela não vem equipada com diversas portas PCI-e, como uma placa-mãe tradicional, mas sim com diversas entradas USB 3.0. Conforme explica a empresa, isso acontece para que as GPUs possam ser conectadas diretamente à placa de circuito por meio de cabos riser USB, um apetrecho usado por mineradores na montagem de máquinas do tipo, resumidamente falando.

publicidade

Mais do que dar suporte a várias placas de vídeo, a ideia da empresa é também ajudar a diagnosticar problemas na estrutura. A placa-mãe é capaz de identificar o status do hardware conectado à cada entrada, mostrando em uma interface gráfica onde estão as peças defeituosas quando houver problemas. 

A Asus não deu uma data exata para o lançamento, mas a nova placa-mãe deve chegar aos Estados Unidos no terceiro trimestre deste ano. Não há informações sobre preço, mas o modelo antecessor do H370 ainda é encontrado à venda em importadoras no Brasil por valores que vão de 1.000 a 1.500 reais.