A NASA pousou sua sonda inSight em Marte nesta segunda-feira, 26. A missão, transmitida ao vivo pela agência espacial norte-americana, tem como objetivo estudar como os planetas rochosos são formados. A aproximação foi concluída com sucesso por volta das 17h53 e a primeira imagem do planeta vermelho já foi enviada à Terra.

Lançada no dia 5 de maio, a sonda espacial InSight tem como objetivo estudar o “interior profundo” de Marte. Segundo os cientistas, os dados devem ajudar a entender a formação de planetas rochosos. A missão no planeta vermelho deve contribuir ainda com pesquisas sobre a origens da própria Terra.

Confira abaixo a transmissão ao vivo da Nasa (Para ver em 360 graus, clique aqui):

A inSight começou a se aproximar de Marte por volta das 17h50 (Horário de Brasília), com abertura do paraquedas para diminuir a velocidade de voo. Em seguida, a sonda iniciou o processo de separação e de preparo para a aterrissagem. Após tocar na superfície do planeta, a espaçonave enviou a seguinte imagem para os cientistas da NASA:

ReproduçãoA última vez que a Nasa fez uma transmissão de um pouso em Marte foi com a sonda Curiosity, que iniciou sua missão no planeta em 2012. Além do YouTube, a chegada também foi transmitida pelo Twitter e pelo Facebook. Quem não puder acompanhar terá outra chance em 2020, quando a agência lançará a missão ExoMars para buscar sinais de vida no planeta vermelho.

O que acontece agora?

Após a chegada da inSight, cientistas da Nasa devem passar cerca de dois a três meses analisando o local onde a sonda pousou. O objetivo desta fase é descobrir os melhores locais para posicionar os equipamentos que farão a pesquisa sobre o interior do planeta vermelho e a movimentação das suas placas tectônicas. No entanto, é preciso ser bem paciente: é possível que a sonda demore meses até descobrir informações relevantes.