A empresa de análise de dados RedMonk divulgou nesta semana mais uma atualização do seu tradicional ranking com as linguagens de programação mais populares do mundo. A lista desta vez é referente ao primeiro trimestre de 2018.

A RedMonk leva em consideração duas das principais comunidades de desenvolvedores na internet: o Stack Overflow, muito usado para tirar dúvidas sobre programação, e o GitHub, um repositório de projetos. As linguagens mais populares nas duas plataformas entram neste ranking.

publicidade

A novidade desta vez é que a Swift, uma linguagem criada pela Apple há apenas quatro anos para substituir o Objective-C na criação de apps para iOS e macOS, chegou, pela primeira vez, a figurar entre as dez mais populares do mundo.

Veja o ranking principal abaixo.

publicidade

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7. CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift

Uma versão mais extensa da lista conta com outras dez linguagens de programação que formam o top 20 da categoria. Neste ranking expandido, o Swift aparece empatado com o Objective-C em 10º lugar, entre outros empates como Shell e R e TypeScript e Scala, além da Go, criada pelo Google.

publicidade

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7. CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift / 11. Objective-C
12. Shell / 13. R
14. TypeScript / 15. Scala
16. Go
17. PowerShell
18. Perl
19. Haskell
20. Lua