Um idoso norueguês contou com a ajuda do seu Apple Watch, para salvar  sua vida depois de cair em seu banheiro. O site NRK , da Noruega, informou que às 4:30 da manhã de sábado, Toralv Østvang, de 67 anos, se levantou para usar o banheiro. Ele desmaiou e, na queda, acabou batendo a cabeça. 

Østvang estava com o Apple Watch no pulso. O dispositivo não detectou nenhum movimento do usuário por mais de um minuto e chamou  a polícia, que chegou ao local em meia hora. Eles encontraram Østvang sangrando por causa de quatro fraturas no rosto e prestaram os primeiros socorros.

publicidade

Família diz que poderia ter sido pior

Sua filha, Kirsti Østvang, disse à NRK que, sem o relógio, seu pai poderia ter morrido.

“Poderia ter sido muito pior. Durante toda a manhã perguntamos: ‘O que teria acontecido se ele não tivesse usado um relógio inteligente?’ Ele não trouxe seu celular no banheiro. É incrível que ele tenha recebido ajuda rápida até que a polícia o encontrasse. Foi uma queda séria “

publicidade

O Apple Watch mais recente contém não apenas detecção de queda, mas também possui um eletrocardiograma embutido (EKG ou ECG), que pode monitorar sua freqüência cardíaca e verificar anomalias. A tecnologia wearable para idosos e vulneráveis é um mercado em crescimento e a Apple aposta fortemente nesse nicho para os próximos anos.

A tecnologia wearable ajuda idosos a viver de forma independente

A tecnologia wearable para idosos não se limita apenas a relógios com quedas de alerta. Há uma gama de produtos projetados para mantê-los seguros em suas casas.

publicidade

Por exemplo, o Lively Mobile é um pequeno dispositivo que pode ficar pendurado nas vestimentas do usuário e que traz uma função de alerta de queda para que as autoridades locais possam ser notificadas e prestar o pronto atendimento

Mas o gadget vai um passo além da Apple, e incorpora um recurso de conversa bidirecional para que a pessoa que caiu possa se comunicar com agentes em tempo real, se necessário. O dispositivo é projetado, inclusive, para ser usado no chuveiro, onde a maioria das quedas ocorre (confira abaixo o vídeo do aparelho em funcionamento.

publicidade

 

Tecnologia ficando menor e mais barata

Outras ideias interessantes incluem a sola inteligente. Elas são usadas dentro de sapatos e rastreiam o movimento do usuário via GPS. Os acessórios enviam um sinal para um dispositivo móvel conectado a cada 5-10 minutos. Este é um ótimo dispositivo para idosos que têm problemas de memória e precisam de ajuda para encontrar o caminho de volta a casa.

O rastreamento também pode ser configurado para adicionar o smartphone de um parente, para que ele possa ficar de olho. Outro wearable especial e potencialmente útil é o  Monitor para Pressão Arterial Wrist Touch Wright .

Se você tem uma doença relacionada à pressão sanguínea, a braçadeira fornece leituras precisas em menos de um minuto. Ele tem uma tela LCD grande e brilhante e pode armazenar até 60 leituras recentes para rastreamento de integridade.