A Apple cancelou seu projeto de carregador sem fio, o AirPower, alegando dificuldades em fazer o produto atingir os altos padrões da empresa. “Pedimos desculpas aos consumidores que estavam ansiosos para seu lançamento. Continuamos acreditando que o futuro é wireless e estamos comprometidos com o incentivo a novas experiências sem fio”, afirma o vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple, Dan Riccio, em comunicado oficial.

O AirPower foi anunciado durante o lançamento do iPhone X, em setembro de 2017, quando a Apple revelou que o carregamento sem fio seria uma das novidades do smartphone. À época, a companhia estimou seu lançamento para meados de 2018. Porém, o que se seguiu após o anúncio foi um silêncio ensurdecedor de 18 meses sem notícias sobre o dispositivo.

publicidade

Algumas funções interessantes foram prometidas para o carregador sem fio. Entre elas, a capacidade de carregar até três aparelhos de uma vez (um iPhone, um Apple Watch e um par de fones AirPod). O dispositivo usaria uma tecnologia de múltiplas bobinas, que permitiriam o perfeito funcionamento sem a necessidade de um local exato de encaixe. Além disso, um pareamento de software para o iPhone exibiria a carga de todos os dispositivos de uma só vez em tempo real.

O que aconteceu?

publicidade

Desde então, vários relatos apontam supostos desafios de engenharia e problemas de superaquecimento (relacionados ao desenho com várias bobinas) no desenvolvimento do produto. Houve, entretanto, alguns sinais de esperança: a Apple fez referências ao inédito AirPower em algumas embalagens, tal como na caixa do novo case de carregamento sem fio para AirPods.

No início deste mês, o The Wall Street Journal informou que a Apple havia dado sinal verde para o AirPower ser produzido industrialmente. Agora, entretanto, mais de 550 dias depois de ser anunciado, parece que o produto nunca será lançado. Um fim frustrante para uma semana de vários anúncios da empresa da maçã no Vale do Silício.

publicidade

Samsung oferece solução similar

A Apple pode não ter conseguido tirar do papel sua ideia original do AirPower, mas a concorrente Samsung colocou no mundo um dispositivo similar. Trata-se do Wireless Charging Duo, feito para carregar mais de um dispositivo simultaneamente em uma base sem fio.

publicidade

Reprodução

Sua proposta, no entanto, é bem diferente do que o AirPower propunha. O Duo, como indica o próprio nome, carrega apenas dois dispositivos, e não três. Além disso, a base conta com posições específicas para cada aparelho, então não é só posicionar o celular e o relógio em qualquer lugar e vê-los começar a carregar, como imaginava a Apple.

Fonte: The Verge