Se depender das gigantes companhias de tecnologia, a era das chaves para ligar carros está chegando ao fim. Recentemente, foi divulgado que a Apple patenteou projeto de um sistema biométrico de desbloqueio de automóveis com o reconhecimento facial dos motoristas.

Chamada “System and Method for Vehicle Authorization” (em tradução livre, Sistema e Método para Autorização de Veículos), a proposta descreve a tecnologia de autenticação biométrica móvel com identificação facial como método de segurança e uso de veículos. 

publicidade

A ferramenta poderia ainda, tecnicamente, encurtar o caminho para “contas de usuário” individuais nos veículos, com configurações específicas de cada motorista que usar o carro. Isso inclui, por exemplo, ajustes customizados para música, posicionamento do assento e controle do clima. Tudo seria iniciado assim que o motorista entrasse no automóvel.

No entanto, embora a ideia patenteada tenha sido divulgada há poucos dias, o registro consta de fevereiro de 2017. Por isso, não se sabe se o projeto está ativo ou se a Apple simplesmente registrou a proposta com o objetivo de proteger suas ideias com olho no futuro.

publicidade

Além disso, os investimentos da organização no desenvolvimento de tecnologias para automóveis inteligentes mudaram muito nos últimos dois anos, principalmente em relação aos esforços na criação de veículos autônomos. Exemplo disso foi a demissão em massa de funcionários da divisão de fabricação de carros da Apple. Em comunicado à imprensa no mês passado, um porta-voz da companhia confirmou a dispensa de mais de 200 empregados.

Enquanto a Apple não confirma o desenvolvimento de tecnologia biométrica para automóveis, a Hyundai se programou para lançar um veículo que pode ser desbloqueado com impressão digital ainda este ano. Outras empresas, como BMW, Volkswagen, LG e Samsung também têm investido em métodos de desbloqueio de carros usando um smartphone.