Em diversos momentos, a Apple se mostra ser uma empresa fechada quando o assunto é integração com sistemas de concorrentes. Um exemplo disso é o seu aplicativo Mapas, apenas os usuários de dispositivos iOS ou Mac têm acesso ao serviço de GPS da empresa, enquanto concorrentes como o Google e a Microsoft liberam os seus serviços para rodar em qualquer sistema.

Mas parece que isso está para mudar. Conforme relata o The Verge, a Apple anunciou durante a WWDC que irá liberar uma API para incorporar o Mapas em navegadores de concorrentes. Isso significa que os usuários poderão usar o serviço para pesquisar lugares específicos e rotas em qualquer navegador, assim como o Google Maps e Bing Maps.

publicidade

Aparentemente, as incorporações de mapa também suportarão gestos de tela sensível ao toque, como o movimento de pinça para ampliar ou girar a orientação no mapa com dois dedos. Também é possível exibir o mapa no modo de exibição de rua ou no modo de satélite.

Os desenvolvedores podem começar a usar mapas incorporados em seus sites de graça a partir de hoje, então em breve o serviço deve começar a aparecer na internet.