A Apple anunciou que está adaptando o seu programa “Everyone Can Code”, que ensina programação nas escolas, para incluir crianças e adolescentes surdos, cegos ou com outras necessidades especiais no projeto.

Segundo informações do Engadget, no terceiro trimestre desde ano, os professores de oito escolas norte-americanas que atendem alunos com deficiências começarão a incorporar o programa em suas aulas.

“A missão da Apple é tornar os produtos mais acessíveis possíveis”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, em comunicado. “Criamos o ‘Everyone Can Code’ porque acreditamos que todos os alunos merecem uma oportunidade de aprender a linguagem da tecnologia. Esperamos trazer o ‘Everyone Can Code’ para ainda mais escolas ao redor do mundo atendendo alunos com deficiências”.

No caso dos alunos com deficiência visual, o programa já é compatível com o leitor de tela VoiceOver e, usando tecnologia baseada em gestos, os alunos podem aprender a programar sem precisar ver a tela. Já aqueles que têm deficiência auditiva podem usar o FaceTime para capturar expressões e gestos e conseguir interagir com o programa.