Os novos iPhones continuam sem entrada de 3,5 mm – e a Apple tornará ainda mais difícil a vida de quem quer usar um fone de ouvido com fio. A empresa vai deixar de incluir o adaptador para a entrada Lightning nas caixas dos aparelhos, em uma lista que inclui, além dos iPhones XS, XS Max e XR, os velhos iPhones 7 e 8, que continuarão à venda.

O acessório só poderá ser comprado separadamente. O “dongle” custa 9 dólares na loja oficial da Apple nos EUA, mas não sai por menos de 79 reais no Brasil, um indicativo de que os valores dos novos aparelhos de fato não serão nada amigáveis por aqui. Aliás, vale ressaltar que os modelos antigos que ainda tinham entrada de 3,5 mm, os iPhones 6 e SE, deixarão de ser vendidos. 

publicidade

Com a ausência do adaptador na caixa, já são três as funções dos iPhones que demandam uma compra extra, como lembrou um repórter do The Verge no Twitter. Ainda que sejam compatíveis com recarga rápida e também por indução, os aparelhos, que custam até 1.500 dólares, não vêm nem mesmo com um carregador turbo.

Sobre os fones, a Apple pelo menos não vai deixar de incluir os AirPods na caixa dos aparelhos, ao menos por ora. Mas se você quiser ouvir música sem depender do Bluetooth, vai precisar gastar um pouco mais.