Quando os primeiros usuários tiveram acesso ao iPhone XS, lançado em setembro pela Apple, uma crítica era recorrente: a câmera frontal parecia aplicar um “filtro de embelezamento” forçado a rostos. Agora, a empresa confirmou quando a solução para o problema virá.

No review publicado pelo The Verge sobre o iPhone XR – modelo mais barato dos novos celulares da Apple que entrou em pré-venda nesta semana nos Estados Unidos -, o site diz que a Apple já está preparando uma correção para o chamado “beautygate”.

publicidade

No iOS 12.1, que está em fase de testes públicos, a Apple promete aprimorar o Smart HDR, recurso que seria responsável pelo embelezamento forçado. A função serve para balancear melhor os pontos escuros e claros de uma foto, mas acaba deixando uma suavização excessiva sobre algumas selfies.

Essa suavização, além de reduzir o contraste das fotos, esconde pequenas imperfeições na pele. O recurso é comum em celulares Android, mas geralmente vem como um filtro opcional, e não como padrão. Além disso, não há qualquer menção a um “modo embelezador” no aplicativo de câmera do iPhone XS ou do XR.

publicidade

“Essencialmente, o Smart HDR estava escolhendo o quadro de base errado para o processamento do HDR quando você tirava uma selfie. Em vez de escolher um quadro com uma curta velocidade do obturador para congelar o movimento e preservar os detalhes, às vezes ele escolhe um quadro com maior velocidade do obturador”, afirmou o The Verge, com base em explicações da Apple.

O iOS 12.1 ainda não tem data para ser lançado para todos os iPhones compatíveis. O iPhone XS, XS Max e o XR também não foram anunciados oficialmente no Brasil ainda.