Nesta terça-feira (25/6), o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos concedeu à Apple a patente de um smartwatch que, ao que tudo indica, terá uma câmera embutida.

A Apple não seria a primeira a colocar uma câmera em um smartwatch, mas, por enquanto, todos eles exigem uma posição desconfortável para conseguir tirar uma foto. No entanto, segundo o registro, a empresa norte-americana inovou e pensou em colocar a câmera na pulseira, o que permite registrar as imagens de qualquer ângulo, sem perder a visão da tela.

Uma possível barreira para a adoção deste formato é sua capacidade mínima de capturar imagens. Alguns projetos descritos neste documento incluem um smartwatch com a funcionalidade de uma câmera que pode ser posicionada independentemente da posição do corpo no relógio. Isso permite que o dispositivo capture imagens e vídeos em ângulos e orientações que não dependem diretamente do do resto do relógio, incluindo o corpo. Essa funcionalidade pode substituir ou, pelo menos, otimizar significativamente uma câmera ou um dispositivo habilitado para essa função – por exemplo, um smartphone ou um tablet). O dispositivo portátil consegue capturar imagens e vídeos através de uma lente ótica integrada em uma parte da extremidade da pulseira.

No documento, a Apple explica que a câmera pode ser ativada com um botão na caixa do dispositivo e na pulseira, com comandos específicos, como apertar uma ponta da mesma ou através de um comando de voz da Siri.

publicidade

O relógio também pode ter uma segunda câmera do outro lado da alça, o que daria a capacidade de tirar fotos com as duas câmeras ao mesmo tempo e fazer vídeos e imagens em 360°. A câmera frontal deve manter-se em um ponto fixo, enquanto a outra pode ser manipulada pelo usuário de uma forma que possibilite fazer vídeochamadas.

No documento de patente está registrado que, talvez, com o uso desse Apple Watch, o smartphone possa ficar em casa em alguns momentos. Ele teria a capacidade de capturar imagens e vídeos, podendo dar aos usuários a oportunidade de depender menos de outros dispositivos para essas funções. Um smartwatch do gênero permite que o usuário renuncie de levar um smartphone quando realiza algumas atividades, especialmente quando essas  dificultam o uso dos aparelhos em questão – por exemplo, caminhadas, corridas, nadar, surfar e outras situações.

Empresas grandes como a Apple solicitam patentes o tempo inteiro, até para se proteger contra a concorrência. Ou seja, esse documento não significa necessariamente que o produto chegará nas lojas, mas é fato que não seria ruim poder deixar o celular em casa e ainda assim conseguir tirar fotos e fazer vídeos.

Fonte: Gizmodo