A Apple não anunciou durante a conferência WWDC, mas a empresa realizou algumas mudanças nas diretrizes de revisão da App Store que impedem que o iPhone ou iPad sejam usados para mineração de criptomoedas.

Segundo informações do Apple Insider, a empresa declara, na área de Compatibilidade de Hardware, que aplicativos, incluindo anúncios de terceiros, não podem executar processos em segundo plano que não estejam relacionados ao serviço do app. Ou seja, a mineração de criptomoedas não é mais permitida no ecossistema da Apple.

publicidade

Além disso, a companhia afirma que os aplicativos da App Store “podem facilitar o armazenamento em moeda virtual, desde que sejam oferecidos por desenvolvedores inscritos em uma organização”, sendo que a mineração só pode ser executada na nuvem ou fora do dispositivo.

Esta não é a primeira vez que a Apple se posiciona contra as criptomoedas. Em 2013 e 2014, a Apple retirou aplicativos relacionados à criptografia da App Store, citando um “problema não resolvido” não identificado.