A Intel adiou novamente o leilão de mais de 8.500 patentes relacionadas à tecnologia 5G, para realizar negociações com uma empresa não identificada sobre a aquisição potencial desse acervo, diz reportagem da IAM. As partes interessadas no leilão foram notificadas na terça-feira (9) em um e-mail enviado por James Kovacs, diretor do grupo de marcas registradas e padrões de licenciamento da Intel.

A IAM teve acesso ao e-mail, onde o executivo afirma que os ativos receberam o que é descrito como “interesse muito forte do mercado”, e que o fato da empresa ter entrado em contato com uma das partes “impede o envolvimento adicional de outros licitantes no momento”. O comunicado também deixa em aberto a possibilidade de reabertura do leilão no futuro.

A Intel não deu indicação de quem poderia ser o interessado, nem se é uma empresa, um consórcio ou uma jogada de investidores. No entanto, dado os relatos de interesse da Apple no negócio global de modems para smartphones da fabricante de chips, a empresa deve ser vista como um dos mais prováveis licitantes.

Sabemos muito bem que a Apple e Intel têm um passado conjunto em relação à tecnologia 5G. Enquanto brigava judicialmente com a Qualcomm, a Maçã trabalhava em uma parceria com Intel no desenvolvimento de um modem, mas desistiu depois da produtora de chips dizer que não conseguiria produzir um modem 5G até 2020.

publicidade

A Intel, então, decidiu sair do mercado 5G por não enxergar perspectiva positiva para empresa nessa área. Depois disso, todas as patentes- divididas em dois pacotes: um portfólio de celular; e um portfólio de dispositivos conectados, com quase 8.000 concessões no primeiro e 500 no segundo- estão disponíveis para venda.

Fonte: IAM