A Apple apresentou nesta segunda-feira (3), durante o WWDC 2019, um sistema operacional repaginado voltado a sua linha de iPads. O novo iPad OS, construído com base no iOS, traz otimizações para executar múltiplas tarefas e aplicativos, adiciona funções dinâmicas de teclado e toque, e permite conexão a cartões SD e fontes USB. 

O sistema inédito organiza a função de “Split View” nos iPads, aperfeiçoando a capacidade multijanelas e a atividade simultânea de aplicativos. Isso também funciona com apps de terceiros, além de poder ser aplicado para programas distintos ou dois arquivos do mesmo programa – inclusive, é possível trabalhar em telas diferentes. Até a Home do aparelho foi alterada, para ampliar o campo de visualização.

O aplicativo Arquivos traz uma organização em colunas que viabiliza a execução de tarefas rápidas e a pré-visualização dos documentos. Há suporte para hardwares externos, como pendrives e cartões SD, e, para importar arquivos diretamente em um aplicativo, como o Lightroom. O iCloud Drive também ganha uma função de compartilhamento de pastas, para que outros usuários possam mexer nos arquivos remotamente. 

O Safari também foi remodelado para atender às definições de tela e funcionalidades de teclado de um iPad, uma mudança crucial para o formato de navegação em desktop. Um gerenciador de downloads também foi integrado, além de mais atalhos de teclado e, assim como no recém-anunciado iOS 13, um novíssimo modo escuro, seja para o Safari ou qualquer outra aplicação da Apple. Mais uma evidência de que a Apple pretende aproximar cada vez mais o seu tablet a um computador alternativo.

publicidade

Quanto aos atalhos de toque, há melhorias para “Copiar”, “Colar”, “Recortar” e “Desfazer” ao editar textos. Por exemplo, você pode passar o dedo por um fragmento de texto para selecioná-lo, sem necessidade de duplo toque. Para copiar ou colar, o usuário só precisa juntar três dedos e fazer movimentos “para dentro” ou “para fora” na tela, respectivamente.

O lançamento do sistema para iPads está marcado somente para o final de 2019.