A Apple anunciou na noite desta sexta-feira, 31, véspera de um fim de semana prolongado nos EUA por causa do feriado do Dia do Trabalhador no país, um programa de reparo do iPhone 8. Segundo o comunicado da empresa, algumas unidades do celular foram vendidas com placas lógicas (também conhecidas como placas-mãe) defeituosas.

O comunicado informa que os aparelhos afetados tendem a apresentar problemas como reiniciar de forma aleatória, travar a tela sem motivo ou simplesmente parar de ligar.

Segundo a empresa, apenas um percentual baixo de aparelhos foi afetado. As unidades afetadas foram comercializadas apenas entre setembro de 2017 e março de 2018 na Austrália, China, Hong Kong, Índia, Japão, Macau, Nova Zelândia e Estados Unidos. Como muitos brasileiros costumam comprar iPhones em viagens, é possível que haja alguns casos de iPhones defeituosos em atividade no Brasil.

Para descobrir se o seu iPhone comprado no exterior faz parte do lote defeituoso, a Apple orienta os usuários a colocar o número de série do aparelho neste link para fazer a verificação.

publicidade

No entanto, se você comprou um celular no exterior que seja habilitado ao reparo, existe uma possibilidade que o celular não possa ter a peça substituída no Brasil. “A Apple pode restringir ou limitar o reparo ao país ou região de compra original. Para iPhones 8 comprados em países membros do EEA (sigla para Espaço Econômico Europeu), o serviço está disponível em outros países do EEA”, diz o comunicado. Ou seja: se você comprou o celular problemático nos EUA, você pode não conseguir repará-lo aqui no Brasil.