Aplicativos para iPhone, iPad e MacOS devem ser combinados até 2021. Essa é a promessa da Apple: de acordo com a Bloomberg, a companhia permitirá que os desenvolvedores criem um único aplicativo, conhecido como single binary, para funcionar em iPhones, iPads e Macs. No ano passado, a marca da maçã revelou parte desse trabalho, cujo codinome é Marzipan, na Worldwide Developer Conference. A Apple começou a trazer versões iOS de aplicativos de Home, Stocks, News e Voice Memo para o macOS 10.14 Mojave.

Um aplicativo universal combinado é obviamente um passo muito maior. A Bloomberg informa que a dona da maçã administrará isso em etapas. Os desenvolvedores terão a capacidade de exportar seus aplicativos do iPad para o Mac ainda neste ano — graças a um novo kit de desenvolvimento de software (SDK). O processo será estendido para os aplicativos do iPhone em 2020. Há rumores de que o SDK será revelado na WWDC deste ano.

Os planos da Apple são semelhantes aos esforços da própria Microsoft com sua plataforma universal do Windows. A desenvolvedora lançou a ideia de um único aplicativo universal para telefones, tablets e PCs com Windows. Porém, a companhia desistiu dos esforços para o Windows Phone em 2017. Isso minou sua ideia de aplicativos universais. Fato é que, enquanto a Microsoft investiu em planos para um único sistema operacional, a Apple vinha mantendo o iOS e o MacOS separados.

Os aplicativos universais da Microsoft ainda existem, mas a gigante do software tem pressionado os desenvolvedores. A ideia é fazer que eles tragam os aplicativos de desktop para a Microsoft Store — e não criar um único aplicativo que se estenda para dispositivos como o Xbox One, o HoloLens, os PCs e os tablets.

publicidade

A Apple ainda não anunciou oficialmente as datas da WWDC 2019. De acordo mas o MacRumors, o encontro deve ocorrer entre 3 e 7 de junho. A Apple também deve revelar seus planos para o iOS 13, que incluem um modo escuro e uma nova tela inicial do iPad. A Bloomberg também observa um esforço interno da empresa de Tim Cook para o lançamento do novo Mac Pro ainda este ano.