Em meio às fracas vendas do iPhone, a Apple está reduzindo o seu time de veículos autônomos. Segundo relatos, o “Project Titan” teria perdido ao menos 200 funcionários na mais recente mudança promovida pela gigante. O projeto tem sido tratado internamente pela companhia com bastante sigilo e seus objetivos ainda são um grande mistério.

Em resposta à publicação da CNBC, um porta-voz da Apple disse que a companhia continuará focada em sistemas autônomos. “À medida que o time foca o seu trabalho em áreas chave para 2019, alguns grupos estão sendo movidos para projetos em outras partes da companhia, onde vão ajudar em aprendizado de máquina e outras iniciativas em toda a Apple”, disse.

publicidade

De forma geral, os planos da Apple para o Project Titan ainda são desconhecidos. Inicialmente, o desenvolvimento estava voltado tanto para carros e software autônomos, mas a companhia teria desistido da ideia original e feito parceria com montadoras como a Volkswagen para cuidar da construção dos veículos. Embora o corte de 200 funcionários impressione, o número é relativamente pequeno perto dos supostos cinco mil funcionários envolvidos na iniciativa.

Ainda de acordo com a rede de televisão americana, a restruturação já estaria sendo aguardada desde que o Project Titan havia trocado de comando. Em agosto, a Apple contratou o engenheiro da Tesla Doug Field para trabalhar no seu projeto de carros autônomos ao lado de Bob Mansfield. É possível que as mudanças sejam apenas um reflexo da chegada do executivo.

publicidade

Por fim, segundo a publicação do The Verge, o número de veículos em testes pela Apple estaria aumentando, apesar das últimas demissões. A companhia de Tim Cook, inclusive, teria registrado mais carros autônomos para testes do que a Waymo, que desenvolve este mesmo tipo de tecnologia para o Google.