A Apple está atualizando o software de modelos antigos do iPhone e iPad, alguns deles lançados em 2012, para garantir que os dispositivos continuem mostrando a hora, data e o local corretamente.

O erro, chamado de Week Number Rollover, está relacionado à forma como o sistema de GPS dos aparelhos conta a passagem das semanas, armazenando-as em um número de 10 Bits. Quando o contador chega a 1.024 semanas (pouco menos de 20 anos) ele “reseta”. Com uma referência de tempo errada, serviços como a navegação deixam de funcionar corretamente.

publicidade

Alguns relatos sobre a falha informam que dispositivos começaram a reiniciar seus contadores no dia 6 de Abril deste ano, mas a Apple afirma que seus aparelhos não serão afetados até o dia 3 de Novembro, e pede que os proprietários façam uma atualização de sistema antes disso.

Os aparelhos afetados são o iPhone 4S, iPhone 5, iPad 2, iPads de terceira e quarta geração e iPad Mini de primeira geração. A atualização de software aparecerá como iOS 10.3.4 para o iPhone 5 e iPad de quarta geração, e como iOS 9.3.6 para o iPhone 4S, iPad Mini de primeira geração, iPad 2 e iPad de terceira geração. A Apple informa que o problema não afeta os modelos de iPad que funcionam somente com Wi-Fi ou o iPod Touch.

publicidade

Via: The Verge

publicidade