Em setembro do ano passado, a Apple anunciou seus primeiros smartphones com suporte a carregamento sem fio pelo padrão Qi, o iPhone X e o iPhone 8. Na ocasião, a empresa prometeu também um carregador sem fio próprio, mas que até hoje não foi lançado.

Nesta semana, surgiu uma previsão de quando veremos o prometido AirPower nas lojas. Mark Gurman, jornalista da Bloomberg com boas fontes dentro da Apple, revelou que o carregador sem fio da marca deve ser lançado em setembro deste ano.

publicidade

A demora, segundo fontes de Gurman, tem a ver com uma série de “dificuldades técnicas” que a Apple tem enfrentado. Os engenheiros da empresa querem produzir um acessório totalmente diferente do que se vê hoje no mercado, incluindo um padrão próprio de conexão complementar ao Qi.

Um desafio é também garantir que o AirPower não sofra com superaquecimento. Outro tem a ver com a complexidade de carregar, ao mesmo tempo, até três dispositivos diferentes: um iPhone, um Apple Watch e os AirPods num ainda inédito estojo compatível, como a empresa havia prometido.

publicidade

Além disso, os engenheiros da Apple querem que o usuário possa carregar seus aparelhos posicionando-os em qualquer área sobre o carregador. Eles também estariam com problemas para otimizar o firmware do aparelho, uma versão minimizada do iOS que permitirá gerenciar o carregamento pelo iPhone.

Tudo isso tem se provado mais difícil do que a Apple previa. O plano original era lançar o AirPower em junho, mas a previsão foi adiada para setembro enquanto a equipe intensifica o ritmo de trabalho no acessório para entregá-lo ainda em 2018. Procurada, a Apple não quis comentar o assunto.