A Apple aproveitou o WWDC para revelar também um novo monitor voltado para o público profissional. Chamado de Pro Display XDR, a tela conta com uma resolução impressionante de 6K (6016×3384) concentrada em um painel LCD de 32 polegadas.

O nome XDR é uma nova sigla criada pela Apple. Ela significa “Extreme Dynamic Range”, que seria, segundo a empresa, uma evolução da tecnologia HDR graças ao alto contraste de 1.000.000:1.

O design do Pro Display XDR é curioso, contando com o mesmo visual de “ralador de queijo” visto no Mac Pro que também foi anunciado durante o WWDC. Essa estética facilita a dissipação do calor, permitindo que o monitor opere na qualidade máxima por períodos indeterminados de tempo. A Apple diz que o monitor pode manter indefinidamente um brilho de 1.000 nits, e pode alcançar picos de até 1.600 nits.

Junto do monitor, a Apple anunciou o Pro Stand, que é uma base vendida separadamente. Ela é giratória, o que permite que a tela seja visualizada verticalmente, se o usuário assim preferir. Ela também é destacável, o que facilita a questão da portabilidade.

publicidade

O painel, voltado para uso profissional, não é barato. O Pro Display XDR custa US$ 5.000, o que faz dele bastante caro, mirando quem realmente precisa de qualidade máxima, como editores de vídeo e fotógrafos. Já o Pro Stand custará US$ 1.000. As vendas começam no último trimestre deste ano.