Em um evento realizado na manhã desta terça-feira, 30, nos Estados Unidos, a Apple anunciou a mais nova versão do iPad Pro, versão mais poderosa do tablet da marca. A edição 2018 se destaca por vir com Face ID e visual inspirado no iPhone X.

Assim como os celulares mais modernos da Apple, o novo iPad Pro não tem botão de Início nem leitor de impressões digitais. O desbloqueio do novo tablet é feito por reconhecimento facial, graças ao sensor TrueDepth criado para o iPhone X.

Isto também significa que o novo iPad Pro possui bordas reduzidas em relação às versões mais antigas do tablet. Mas, ao contrário do iPhone X, não há qualquer recorte (o famoso “notch”) na tela deste aparelho para acomodar o Face ID. O novo design também elimina a porta de 3,5 milímetros para fones de ouvido.

A tela “infinita” LCD de cantos arredondados (chamada Liquid Retina, como a do iPhone XR) tem opções de 12,9 e 11 polegadas. Sem o botão de Início, os gestos do iOS que estrearam no iPhone X também valem para o novo tablet. E sem o notch, não existe mais “lado certo” para se usar o iPad: ele pode ser usado na vertical ou na horizontal, a orientação sempre se adapta ao uso.

publicidade

O processador é um A12X Bionic, feito em 7 nanômetros com mais de 10 bilhões de transistores. O chip é composto por uma GPU de sete núcleos e uma CPU de oito núcleos – quatro deles são focados em desempenho, outros quatro são mais econômicos.

A Apple garante que este processador é capaz de processar gráficos tão bem quanto um Xbox One X, o console mais poderoso da Microsoft. É tanto que o evento demonstrou o jogo de basquete NBA 2K Mobile, uma versão quase igual à dos consoles, rodando em 60 quadros por segundo no novo tablet.

Akpen disso, o iPad Pro vem com até 1 TB de armazenamento e onexão USB-C (inédito na linha), com direito a um recurso que permite usar o tablet para recarregar um iPhone como um carregador portátil.

A caneta que acompanha opcionalmente o iPad Pro, a Apple Pencil, também foi atualizada com carregamento sem fio. Assim como a S Pen do Galaxy Note 9, a stylus da Apple recupera energia sem fios quando conectada magneticamente ao iPad Pro. O teclado que acompanha o modelo também foi atualizado com novo design.

A câmera de 12 MP agora grava vídeos de 4K a 60 quadros por segundo. O iPad Pro ainda vem com quatro saídas de áudio e bateria que dura 10 horas – a Apple não detalhou as especificações técnicas da célula de energia, além do fato de que o carregador é de 18 W.

O iPad Pro 2018 começa a ser vendido nesta semana nos Estados Unidos, ainda sem previsão de lançamento no Brasil. A versão de 11 polegadas custa a partir de US$ 799, enquanto a versão de 12,9 polegadas sai por a partir de US$ 999. Há quatro opções de armazenamento: 64, 256, 512 GB e 1 TB.