Agora é possível testar um aplicativo de iOS antes de comprá-lo: uma atualização nas regras da App Store deu a desenvolvedores a possibilidade de oferecer uma demonstração do software para usuários.

Segundo as novas diretrizes da loja da Apple, desenvolvedores vão poder oferecer um período de testes para usuários conhecerem um aplicativo antes de decidir a compra. O tempo de duração da demonstração é determinado pelo próprio desenvolvedor, que precisa especificar ao usuário por quanto tempo ele vai poder usar antes de ter que pagar.

A fase de demonstração era permitida apenas para apps que oferecem assinaturas aos usuários, mas agora vale para qualquer aplicativo disponível na App Store, de acordo com o site Cult of Mac.

Abertura para o Steam Link

publicidade

As alterações nas regras da App Store também abriram espaço para o aplicativo Steam Link da Valve ser adicionado à loja do iPhone. O Steam Link, já disponível em fase beta no Android, permite rodar no smartphone um jogo do PC via streaming.

A Valve pretendia lançar o app também no iOS, mas ele acabou sendo rejeitado pela Apple por violar as regras da App Store. O problema estava no fato do app oferecer acesso a conteúdo disponível em uma loja proprietária (no caso, o Steam), sem que a Apple revisasse o conteúdo ou ganhasse uma fatia pela venda dos jogos.

As novas regras da App Store dizem que “apps que operam em múltiplas plataformas podem permitir que usuários acessem conteúdo comprado em todo lugar, contanto que também ofereçam esses itens em compras dentro do app.” Assim, é possível que o Steam Link seja disponibilizado no futuro para o iOS.