Para muitos leitores do Olhar Digital, o Windows 95 foi a porta de entrada no mundo da tecnologia. Quem quiser reviver a sensação agora pode ter uma experiência mais fidedigna com o lançamento da nova versão de um aplicativo que simula completamente o antigo sistema da Microsoft dentro do Windows 10.

A primeira versão do relançamento do Windows 95 foi publicada no GitHub pelo desenvolvedor Felix Rieseberg em agosto do ano passado, mas agora foi consideravelmente melhorada, ganhando funções que estavam indisponíveis na edição passada.

A novidade mais importante da nova versão é a capacidade de se conectar à internet por meio de um navegador, que era impossível no passado. No entanto, em vez do Internet Explorer, o sistema operacional conta com o Netscape 2.0, que foi lançado justamente em 1995.

Há outras novidades interessantes e que contribuem para uma importante parte da experiência do Windows 95: o som. A nova versão do app traz suporte total a áudio, o que significa que todos os efeitos sonoros do clássico sistema operacional estão presentes.

publicidade

Entre as mudanças também estão uma série de jogos e aplicativos pré-instalados, que incluem, por exemplo, Doom, Wolfenstein 3D, Grand Prix Circuit; já do lado dos apps, o FrontPage é uma das adições recentes ao Windows 95 2.0. É importante notar, no entanto, que isso fez com que a versão reconstruída do sistema ficasse consideravelmente mais pesada: em vez de apenas 130 MB como no passado, agora ela ocupa 300 MB.

Se você quiser lembrar novamente a experiência de usar o Windows 95, pode baixar o instalador do aplicativo neste link do GitHub