O ActionDash é um aplicativo gratuito do Android que promete levar uma das principais novidades da versão 9.0 (Pie) para qualquer aparelho. Trata-se do “Bem-estar Digital” (Digital Wellbeing), que monitora o tempo gasto pelo usuários em certos tipos de aplicativos. O programa, inclusive, é capaz de enviar notificações com um resumo diários sobre a utilização.

Feito pelo mesmo desenvolvedor do Action Launcher, o ActionDash é um aplicativo que promete ajudar o usuário a gerenciar melhor o seu tempo com o smartphone. O programa apresenta em uma interface bastante intuitiva os minutos e horas gastas com cada app do celular diariamente. Além disso, é possível até mesmo verificar números semanais e mensais sobre o programa.

publicidade

A inspiração para o aplicativo veio da ferramenta de “Bem-estar Digital” do Android 9.0 (Pie). No entanto, além de a atualização do sistema estar disponível em poucos aparelhos, o Google só tem liberado o recurso para os telefones Pixels ou equipados com Android One. Já o Action Dash funciona em qualquer aparelho com a versão 5.0 (Lollipop) ou posterior.

Além do monitoramento contínuo, o ActionDash entrega ainda alguns recursos extras indisponíveis no app do Google. É possível escolher um tema escuro, que tende a ser beneficial para o uso noturno ou em telas OLED, adicionar ou remover qualquer programa da lista de acompanhamento, ver notificações entre outras coisas.

publicidade

O ActionDash está disponível gratuitamente na Play Store. No entanto, o usuário pode pagar para ter acesso a recursos mais avançados, tema escuro e visualização sem propagandas. Em entrevista à publicação do The Verge, o desenvolvedor do programa afirmou que as informações coletadas ficam no dispositivo para proteger a privacidade do usuário.