Depois do sucesso do lançamento do foguete Falcon Heavy – que pode um dia levar a humanidade até Marte – a SpaceX está se voltando novamente para os habitantes da Terra. A próxima missão da empresa será colocar em órbita um satélite de internet de banda larga, que poderá levar o acesso à rede para locais do mundo onde esse acesso ainda é escasso.

Essa missão é parte de um plano do CEO da empresa, Elon Musk, enunciado desde novembro de 2016. O objetivo final é criar uma rede com 4,4 mil satélites, que será capaz de fornecer serviços de acesso à internet a praticamente todo o globo, com conexões de até 1 Gbps. Segundo uma carta enviada pela empresa à agência reguladora de comunicações dos EUA, a empresa lançará um foguete Falcon 9 no sábado contendo dois desses satélites, chamados de “Starlink”.

publicidade

A própria empresa já comunicou pelo Twitter que lançará um foguete no sábado. No entanto, ela disse apenas que o foguete levará cargas relacionadas a uma missão chamada “Paz”, custeada pelo governo do México. O comunicado da empresa pode ser visto abaixo:

Segundo o The Next Web, o lançamento acontecerá antes mesmo do que o inicialmente previsto pela empresa. É possível que os satélites sejam apenas um teste, e ainda levem muito tempo para começar a funcionar – talvez por isso a empresa tenha sido relativamente discreta quanto ao lançamento.

publicidade

Pode parecer estranho que uma empresa de exploração espacial se dedique a telecomunicações. No entanto, o The Next Web acredita que esses serviços podem ser parte do plano da SpaceX: ela pode vender um acesso à internet extremamente rápido no mundo todo e, com o dinheiro arrecadado, ajudar a custear seu objetivo principal de levar a humanidade a Marte a partir dos próximos anos.