Depois que uma agência reguladora de Nova York descobriu que pelo menos 11 desenvolvedores de apps para iPhone enviavam dados sensíveis ao Facebook, todos os envolvidos receberam uma demanda por explicação sobre vazamento dessas informações. 

Os dados compartilhados incluem pressão sanguínea, calorias queimadas, ciclo menstrual e, em um deles, até detalhes sobre a atividade sexual do usuário. Nenhum deles deixava claro que compartilharia as informações, muito menos mencionava o Facebook.

publicidade

Segundo o The Wall Street Journal, a carta foi enviada pessoalmente ao chefe-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg. Em resposta, o Facebook disse que está revisando as acusações, mas seu porta-voz afirmou que é comum aplicativos compartilharem dados com várias plataformas para o uso em direcionamento de anúncios.

Nesse interim, alguns aplicativos pararam de compartilhar os dados. Em testes feitos pela equipe do WSJ, a BetterMe enviou dados sobre peso e altura, exercícios concluídos e a seleção dos participantes sobre suas áreas problemáticas, como ‘gordura abdominal’ ou ‘seios flácidos’.

publicidade

Paralelamente, existe uma investigação similar em andamento na Irlanda. “Estamos, na verdade, encontrando motivos para determinar o que está acontecendo. Isso nos ajudará a tomar decisões em relação a quaisquer ações que possam ser necessárias”, diz o porta-voz da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda.

A Apple não quis comentar sobre o assunto.

publicidade

Fonte:  9to5Mac