No mundo dos aplicativos nem o céu é o limite. Sabendo que o Instagram é repleto de fotos de locais turísticos e muitas pessoas se inspiram nelas para fazer suas viagens, a companhia área inglesa EasyJet criou o app Look & Book, que dá sugetões de férias analisando essas imagens.  

Ele ajuda a encontrar o local e ainda lhe fornece uma lista com os voos disponíveis até lá a partir de onde você está. Para fazer isso, basta capturar a tela do instagram e enviar para o aplicativo que analisa a foto por um sistema de inteligência artificial e rótulos de geotags.

publicidade

De acordo com a empresa, você também pode enviar qualquer outra foto do seu telefone, embora as capturas de tela do Instagram funcionem melhor. Assista ao vídeo abaixo para ver uma demonstração.

publicidade

Tem suas limitações, mas a ideia é muito prática

A tecnologia não é perfeita, especialmente se a foto não incluir um ponto de referência reconhecível. Mas se for uma captura de tela de uma imagem do Instagram que tenha uma geotag, o Look & Book é capaz de identificar a localização com bastante precisão. Também é limitado a destinos na rede da easyJet, que é em grande parte na Europa, além de alguns destinos do Norte da África e do Oriente Médio.

Mas é fato que sites ou agências de viagens não oferecem tantas opções de locais diferentes quanto o Instagram. E é mais divertido e rápido buscar fotos nesta rede social e deixar que o Look & Book faça todo o itinerário para você.

publicidade

Foi uma sacada interessante da EasyJet e tomara que outras companhias áreas também façam seus apps para expandir as possibilidades de viagens. Por enquanto o Look & Book só está disponível para iPhone e pode ser baixado na Apple Store.