Você, com certeza, já se deparou com capturas de tela de filmes e vídeos na internet. Hoje, então, com as redes sociais, são muitos os que selecionam cenas emblemáticas de alguma obra para criar aquele meme da vez. Mas as funções didáticas também são muitas, como seu uso para análises cinematográficas. E se você quiser entrar na onda e tirar alguns ‘prints’ em questão de segundos, o Movie Print é uma das opções interessantes do mercado – e, acima de tudo, ele é gratuito.

O aplicativo, disponível para Windows e macOS, resume um arquivo de vídeo a um grande mosaico com várias imagens de uma maneira realmente simples. Uma vez carregado e instalado, o programa só solicita que você arraste o arquivo de vídeo para dentro dele. Automaticamente, o Movie Print se encarregará de criar um mosaico reunindo capturas de diferentes momentos do filme (do início ao final). E um dos pontos mais interessantes é que ele guarda todo o seu progresso, permitindo o acúmulo de vários projetos sem que eles sejam perdidos quando você deslogar.

publicidade

 

O Movie Print permite que você defina o tamanho do seu mosaico – ou seja, o número de imagens que você quer que apareça. Se não ficar satisfeito com as partes selecionadas de forma automática pelo programa, basta clicar na cena e mover o cursor horizontalmente para escolher o momento exato que você precisa capturar.

publicidade

Na parte superior direita, existe um botão para mostrar ou ocultar as opções. Aqui, você poderá definir o número de colunas e filas que quer que o seu mosaico tenha, além de estabelecer as margens, a qualidade da imagem e o tipo de arquivo (PNG ou JPEG).

Trata-se de uma bom recurso para você que precisa apresentar um dossiê sobre um vídeo, ou que simplesmente quer bombar nas redes sociais com aquele meme cinematográfico pontual. Com um app bastante fácil e rápido, você pode fracionar um clipe completo em diversos momentos diferentes e trabalhar com os seus frames preferidos.

publicidade

Fonte: Genbeta