Mais um aplicativo do Google foi adaptado para celulares baratos: o Google Notícias começou a ganhar recursos para reduzir o consumo de memória e dados, e, assim, garantir bom desempenho em aparelhos de baixo custo.

O anúncio foi feito pelo blog oficial do Google e, diferentemente do que acontece com serviços como o YouTube Go, usuários não precisam baixar nenhum aplicativo extra para começar a ganhar as novidades.

publicidade

O objetivo, segundo o Google, é oferecer acesso a notícias mesmo em condições desfavoráveis de conexão – seja quando o usuário perde o sinal de internet no celular, ou quando está em uma área que a rede não funciona como deveria.

Para isso, quatro medidas foram tomadas, e os recursos vão ser introduzidos aos poucos. O Google Notícias vai começar a abrir vídeos no YouTube Go, quando possível, para diminuir o consumo do pacote de dados e ao mesmo tempo oferecer uma boa resolução ao usuário.

publicidade

Além disso, as prévias de notícias vão ser adaptadas para mostrar mais texto do que imagens, que costumam consumir mais do plano de internet. As imagens, quando exibidas, vão ser comprimidas e só vão aparecer quando o usuário tocá-las, e a reprodução automática de vídeos e gifs vai ser desativada.

Por fim, o usuário vai ter a opção de salvar notícias para ler mais tarde quando estiver sem internet – ele vai poder selecionar um artigo quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi e ele vai ser guardado no celular para ser acessado offline.

publicidade

A distribuição das novidades vai ser gradual e começará nas próximas semanas. Quando a atualização chegar aos usuários, os recursos vão ser ativados por padrão.