O aplicativo convencional do Telegram para iOS vai ser desativado, e os usuários do serviço de mensagens vão migrar para um novo app feito do zero a partir da linguagem Swift da Apple.

A mudança não vai demorar para acontecer: segundo o fundador do Telegram, Pavel Durov, a substituição do app de iOS vai ocorrer dentro das próximas duas semanas, de acordo com o TechCrunch.

publicidade

O novo app em questão é o Telegram X, lançado em janeiro como uma versão experimental e alternativa ao aplicativo convencional do Telegram e desenvolvido com base na linguagem de programação Swift da Apple. Na época, a empresa já levantava a possibilidade dele substituir definitivamente o Telegram normal, e isso de fato vai acontecer a partir de agora.

A versão Swift do Telegram promete melhor desempenho, mais velocidade, menor consumo de energia e mais. O problema é que a linguagem Swift só é compatível com o iOS 6 ou superior – quem usa iPhones antigos demais vai perder o acesso ao app de mensagens.

publicidade

O Telegram X também tem uma versão para Android, mas até agora não há informações sobre uma potencial migração dos usuários do sistema do Google para a versão alternativa do aplicativo.