A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a regulamentação sobre a recarga de veículos elétricos nesta terça-feira, 19. Com a liberação, estabelecimentos como shoppings, postos de combustíveis e distribuidoras, por exemplo, poderão disponibilizar suas estações de recarga e cobrar pelo serviço. A novidade deve dar mais segurança a empreendedores que queiram investir no setor.

No texto aprovado, a Anatel optou por uma “regulamentação mínima” para o setor de recarga de veículos elétricos. Segundo a agência, o objetivo é eliminar barreiras para o desenvolvimento deste mercado. O órgão, aliás, não estabelecerá uma tarifa para o serviço e os preços deverão ser livremente negociados.

O novo regulamento permitirá a qualquer interessado a realização de atividades de recarga de veículos elétricos, inclusive para exploração comercial. Além disso, a regulamentação permitirá que as distribuidoras de energia elétrica instalem estações de recarga em sua área de atuação. A agência disponibilizará até 15 de outubro um formulário eletrônico para que os consumidores interessados façam o registro de estações de sua titularidade.

Nos últimos anos, o mercado de carros elétricos tem despontado no mundo, prometendo uma alternativa mais sustentável aos combustíveis fósseis. No exterior, marcas como a Tesla tem chamado a atenção com modelos de alta tecnologia e boa performance. No Brasil, a Aneel acredita que a propulsão elétrica terá uma posição relevante nos próximos 10 anos.