Ano após ano, nós, usuários de smartphones, somos surpreendidos com atualizações de sistema operacional. Fora alguns ajustes de design, aplicação de novas funcionalidades e os comuns upgrades de segurança, é realmente possível perceber as novidades em termos de velocidade, por exemplo, entre uma versão do Android e outra? Há, de fato, alguma melhoria no desempenho entre um sistema antigo e um recente? Um canal do YouTube tenta responder a essa pergunta.

O programa “Gary Explains” colocou, frente a frente, os sistemas Android 7.1.2 Nougat, Android 8.1 Oreo, Android 9 Pie e a primeira versão beta do Android Q para um teste de velocidade de vídeo. Todos eles foram executados em um Google Pixel de primeira geração, a fim de comparar a agilidade da reprodução. E o Android Q não se deu muito bem no exame.

O novo sistema operacional do Google não conseguiu deixar os antecessores para trás. Ao contrário: apresentou, ao lado do 8.1 Oreo, o pior tempo da lista: 2’53”. A marca, três segundos maior que a do 7.1.2 Nougat, pode ter, no entanto, uma causa externa: o Google Pixel, que é bastante antigo e não tem todos os requisitos exigidos pela plataforma de vídeos do Google.

É possível ver a avaliação neste link. A comparação englobou vários pontos diferentes, como testes de classificação, desfoque, SQLite, 16 segmentos, velocidade GL e compressão. Os resultados finais registrados pelas versões do sistema operacional do Google estão na imagem a seguir:

publicidade

Reprodução

Fonte: Gizchina