O Android pode ganhar suporte nativo a reconhecimento de íris no futuro. As próximas versões do sistema operacional podem ter uma funcionalidade integrada ao sistema operacional que permitiria a smartphones usarem os olhos do usuário como medida de segurança do dispositivo.

Alguns aparelhos com Android já usam reconhecimento de íris atualmente, como o Galaxy S8 da Samsung, mas o recurso não é nativo do Android, e sim uma funcionalidade extra desenvolvida pela Samsung. A ideia é criar uma ferramenta nativa para ler os olhos do usuário e torná-la parte das funcionalidades de segurança do Android.

publicidade

De acordo com o Android Police, referências ao recurso foram enviadas ao Android Open Source Project (AOSP), e o recurso estaria sendo desenvolvido pela empresa Fingerprint Cards, conhecida pela criação de tecnologia biométrica, e não pelo Google em si.

A ferramenta criaria a estrutura interna necessária para a implementação da tecnologia, permitindo que o Android ganhasse nativamente o recurso e todas as fabricantes adotassem o reconhecimento de íris em smartphones no futuro.

publicidade

É pouco provável que o recurso seja incorporado já ao Android P, mas pode ser que smartphones dos próximos anos observem os olhos do usuário para desbloquear a tela.