Sabe os avisos de “O aplicativo não está respondendo” que vez ou outra aparecem na tela dos Androids? Eles estão com os dias contados. Entre as novidades “escondidas” do Android P, o site XDA Developers descobriu que a nova versão do sistema do Google vai lidar com travamentos de apps de forma diferente: em vez de mostrar um aviso ao usuário, com opções para encerrar ou aguardar uma resposta, o SO vai simplesmente forçar o encerramento dos programas.

O objetivo do recurso é melhorar a usabilidade da plataforma: em vez de cobrir a tela com um alerta que atrapalha a navegação e o uso, o sistema vai simplesmente encerrar o aplicativo que estiver causando transtornos. “Não é bem uma melhora para seus usuários”, reconheceu o executivo Reto Meier durante apresentação para desenvolvedores no Google I/O. “Mas é um sinal muito mais forte para nós, como desenvolvedores, de que precisamos lidar corretamente com um problema em particular.”

publicidade

Para os usuários, a novidade pode dar a sensação de que os aplicativos em primeiro plano estão fechando mais vezes sozinhos. No entanto, também pode provocar o efeito contrário caso o problema se dê nos apps rodando em segundo plano – se o Twitter travar enquanto não está em uso, por exemplo, o Android P vai apenas encerrá-lo, sem incomodar o dono do smartphone.

publicidade

Já os desenvolvedores terão que ficar mais atentos às suas ferramentas de monitoramento de “crashes”, como bem notou o XDA Developers. Afinal, o feedback direto dos usuários – como aqueles relatórios de erro que você pode optar por enviar quando um aplicativo travar – deve praticamente deixar de existir.

Desenvolvedores com acesso à versão prévia do Android P liberada na semana passada ainda podem ativar manualmente a exibição do aviso de travamento. Mas é bem possível que ela venha desativada por padrão quando o sistema chegar aos usuários finais.