O Google parece já ter uma data definida para o lançamento do Android 10. A nova versão, que marca o fim da nomenclatura baseada em sobremesas, deve começar a ser distribuída no dia 3 de setembro, segundo o próprio suporte do Google.

A informação vem de duas fontes diferentes. Primeiro, um leitor do site PhoneArena perguntou diretamente para o suporte quando o seu celular Pixel receberia o Android 10, e surpreendentemente recebeu uma resposta clara: 3 de setembro.

publicidade

-> Agora é oficial: Android Q se chamará Android 10
-> Cupcake, Jelly Bean, Marshmallow; relembre as doces versões do Android
-> Testamos o Android Q: veja o que esperar do novo sistema
-> Veja quais celulares receberão o Android 10

Reprodução

O próprio site contatou o site posteriormente e recebeu a mesma resposta.

publicidade
Reprodução

Vale notar que a data é válida para os celulares da família Pixel, produzidos pelo próprio Google, e que acabam recebendo atualizações antes de outros aparelhos. Neste ano, estão garantidos os aparelhos Pixel 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 2, 2 XL. Surpreendentemente, o primeiro Pixel e o primeiro Pixel XL estão envolvidos no beta do Android 10 e também devem ser atualizados, ainda que o Google houvesse confirmado updates até o Android 9 para os dispositivos.

Ainda que a informação valha especificamente para os celulares Pixel, ela indica que o Android 10 também está próximo de aparelhos com Android One. Trata-se de uma versão “pura” do Android presente em alguns celulares (no Brasil, o maior exemplo é o Motorola One) que têm os updates controlados diretamente pelo Google, o que lhes dá vantagem na hora de receber uma nova versão do Android.