Os planos da Anatel para bloquear o acesso de celulares com IMEI irregular, também conhecido como aparelhos piratas, vão começar a acelerar. A agência decidiu antecipar a o cronograma de bloqueios nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com comunicado da Anatel, o motivo da antecipação nestes dois estados tem a ver com segurança pública. A solicitação foi feita pelo Gabinete de Intervenção Federal do estado do Rio de Janeiro e acatada. A expectativa é que o bloqueio possa ajudar no combate à criminalidade.

publicidade

Inicialmente, Rio de Janeiro e Espírito Santo estavam na última leva de estados que seriam atingidos pelo bloqueio. O cronograma inicial previa que os usuários de modelos irregulares nestes estados seriam notificados no dia 7 de janeiro de 2019. Depois de 75 dias, em 24 de março, os celulares seriam efetivamente bloqueados.

No entanto, com a mudança, os aparelhos do RJ e do ES começarão a receber os avisos no dia 23 de setembro de 2018, com o bloqueio previsto para 8 de dezembro de 2018.

publicidade

Com isso, os dois estados entram na segunda leva de bloqueios. Confira o cronograma atual:

  • Distrito Federal e Goiás: os bloqueios começaram a ser efetuados em 9 de maio, após emissão de alerta em 22 de fevereiro;
  • Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins: avisos começarão a ser emitidos em 23 de setembro, com bloqueios previstos para 8 de dezembro;
  • Todos os demais estados: receberão alertas a partir do dia 7 de janeiro de 2019 e os bloqueios estão previstos para começar em 24 de março de 2019.

Olhar Digital já preparou uma matéria explicando como identificar um celular irregular para evitar ter o celular bloqueado. Vale a pena fazer o teste se você teme que pode ter seu smartphone bloqueado.