A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alerta os usuários para o fato de que não entra em contato para fazer testes técnicos de qualidade de ligações telefônicas, oferecer serviços ou efetuar cobranças.

A Anatel não envia links por WhatsApp ou por SMS e também não dá prêmios. A Agência alerta todos os consumidores para que não forneçam informações pessoais. Caso suspeite de uma tentativa de fraude, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br) e, se for o caso, registrar o fato na Polícia, para que as providências sejam tomadas.

Em maio de 2005, a Anatel criou o Grupo Executivo Antifraude de Telecomunicações (GEAFT), do qual participam, além da Agência, representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações. Cabe ao Grupo propor ações a serem tomadas em conjunto no sentido de prevenir, diminuir ou extinguir a prática de fraudes contra a prestação dos serviços de telecomunicações. 

Fonte: Anatel