De acordo a pesquisa da Ericsson Mobility, que projeta análises da expansão de tendências mobile, até o ano de 2024 haverá um total de 1,9 bilhão de pessoas utilizando as redes móveis 5G. Essas pessoas representarão um total de 20% de toda a conexão mundial. Aqui na América Latina, estima-se que esse crescimento ocorra em um ritmo mais lento, com uma representação de 7% em relação aos dispositivos conectados a redes 5G daqui cinco anos.

Enquanto em continentes como a América do Norte está previsto um número expressivo de 270 milhões de conexões 5G, a América Latina, apresenta um número menor, apenas 48 milhões de adeptos. A região do nordeste asiático, por sua vez, é a que apresenta o maior número de pessoas utilizando a rede 5G, os números podem chegar a 1 bilhão.

publicidade

No Brasil, esse número baixo pode ser explicado pela chegada tardia da tecnologia. Os testes tem previsão de começar apenas em 2023 – esses teste só podem acontecer após o leilão do espectro, mas que também não tem uma data exata para ocorrer. Com essa dta, teremos um atraso em relação a diversos países do mundo que já adotam a tecnologia. 

Atualmente, as estimativas são mais modestas. Até o final deste ano, estima-se que apenas 10 milhões de usuários estejam usando efetivamente a rede 5G nos países onde eles já foram lançados, como EUA e Coreia do Sul. Com o lançamento de novos aparelhos com a tecnologia programados para o ano de 2020, esse número pode começar a crescer exponencialmente.

publicidade

Mesmo com a chegada da quinta geração de conexão, os usuários do 4G, que foi lançado em 2009, não param de aumentar em diversos lugares. Acredita-se que esse número ainda cresça até pelo menos 2022, quando há uma projeção de que os usuários que acessam conexões 4G cheguem a 5,3 bilhões no mundo todo.

Com a difusão da cobertura do 4G que ocorreu em 2018, 750 milhões de novos usuários foram atingidos pela tecnologia, o que faz com que a rede de quarta geração atinja 75% da população global. Em 2024, a perspectiva é que a conexão chega a 90% do contingente do mundo.

publicidade

Para o 5G, a previsão é de que em 2024, ele alcance 45% de toda a população mundial. Se for considerado as atualizações feitas nas redes já existentes, e que fazem com que as estruturas estejam prontas para receber o 5G, esse número pode subir para 65% neste mesmo período. 


publicidade

Via: Teletime