A Amazon trabalha em um dispositivo ativado por voz capaz de ler as emoções humanas, diz reportagem da Bloomberg. Esse seria um gadget de saúde e bem-estar, do tipo comum em campanhas de crowdfunding e nas patentes de grandes empresas de tecnologia.

A equipe da Bloomberg conversou com uma fonte e revisou documentos internos da companhia, que supostamente mostram que a equipe de software da Alexa, em conjunto com a divisão de harware Lab 126, atua no projeto. O wearable deve usar um aplicativo e ter microfones capazes de “discernir o estado emocional do usuário no tom de voz”, diz o site. “Eventualmente, a tecnologia pode ser capaz de aconselhar o usuário a interagir de forma mais eficaz com os outros.”

O Lab 126 é responsável pelo Kindle, pelo Fire Phone e pelo alto-falante Amazon Echo, que apresentou a Alexa ao mundo. Um relatório do ano passado sugere que o grupo também desenvolve um robô doméstico. O ponto comum entre os produtos da Amazon é a incorporação da assistente de inteligência virtual a todos os itens de hardware.

A ideia parece ser dar à Alexa um senso de consciência e identificação de emoções, a partir do novo dispositivo. Assim, fica claro que as amibições da Amazon para o futuro da assistente são grandes. Apesar disso, conseguir uma imagem precisa — ou, pelo menos, confiável — do estado emocional de alguém pode ser uma tarefa extremamente difícil e demorada.

publicidade

Via: The Verge