AWS Deep Racer. Este é o nome de um pequeno carro autônomo apresentado pela Amazon Web Services (AWS), divisão de serviços na nuvem da Amazon, e que será guiado por inteligência artificial, a partir da inserção de códigos que serão usarão o sistema de Machine Learning da companhia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/11), durante Re:Invent 2018, evento da AWS voltado à desenvolvedores de soluções cloud computing, que acontece em Las Vegas e que o Olhar Digital acompanha ao vivo*.

O AWS Deep Racer tem o formato de um carro de corrida, com 1/18 de escala. O veículo conta com tração nas quatro rodas, pneus de monster trucks, uma câmera de video HD e um pequeno computador de bordo. Para fazer com que o automóvel funcione, os usuários devem inserir códigos, utilizando o modelo de aprendizado de reforço, a partir do Amazon SageMaker – serviço de machine learning da AWS.

publicidade

A ideia da AWS com o Deep Racer é ampliar a comunidade de desenvolvedores especializados em Inteligência Artificial. Para que o carro funcione, eles devem aprender sobre o sistema de reforço de aprendizagem, permitindo que eles escrevam códigos da tecnologia para movimentar o veículo.

Junto com a exibição do AWS Deep Racer, a AWS também anunciou a criação da DeepRacer League, um campeonato global de carros autônomos, aberto a todos e que acontecerá no mundo todo. Na competição, os desenvolvedores podem colocar suas habilidades de programação à prova, e competir com seus carros autônomos contra outros programadores especializados em machine learning.

publicidade

Carro autônomo já à venda

O AWS Deep Racer já está em regime de pré-venda no site da própria Amazon. Ele custa US$ 250 e pode ser adquirido clicando aqui.

publicidade

 

*O jornalista Rui Maciel viajou para Las Vegas à convite da Amazon